METODOLOGIA

Um caminho ( MÉTODO ) que se desenvolve em 5 etapas contínuas, escaladas por passos sucessivos e motivacionais. Se distinguem entre si em um período de 1 ano ou mais. São 5 Passos baseados nas interferências aplicadas essencialmente por áreas da PSICOLOGIA, REABILITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA, 12 PASSOS E EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS. Um Programa que apoia o tripé da comunidade que consiste na Convivência, Trabalho e Espiritualidade.

METODO_CI

PASSO I

1 MÊS

A ETAPA DE TRIAGEM

Primeiros passos do futuro acolhido na experiência da Fazenda

COMUNIDADE TERAPÊUTICA CASA DE IRMÃOS


Esta demanda nasce dos variados pontos de contato e acolhimento.  Acolhimento preferencialmente para  POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA  e  para DEMANDA FAMILIAR :

  • ACVM em São Cristóvão
  • Rede de apoio da POP EM SITUAÇÃO DE RUA no Rio de Janeiro
  • Instituições Parceiras
  • Instituições parceiras de Cachoeiras de Macacu
  • Espontâneo da região de Cachoeiras de Macacu
  • Igrejas da região de Cachoeiras de Macacu

 


As primeiras verificações constam das vagas disponíveis para o devido  início do processo de triagem.  O pretendente a vaga deve apresentar um desejo espontâneo determinado, não influenciado em iniciar um PROCESSO de recuperação.    Local e horário para acolhimento e triagem :  Todas as quartas das 16:00 às 19:00 hs, Rua Bela 795, São Cristóvão – Rio de Janeiro.  Contato : (21) 27453196 .

 PASSOS DA TRIAGEM

5   ABORDAGENS COM A EQUIPE DE TRIAGEM

 

1ª   EDUCADOR SOCIAL 

Entrevista preliminar para entendimento do perfil e esclarecimentos iniciais ao candidato.


2ª  PSICOLOGIA

Levantamentos iniciais e verificação de laudos diagnósticos para definição do perfil e parecer psicologico.


3ª   TRDQ

Verificação da experiência do candidato com a(s) substância(s),  sua relação na família, na sociedade e seu propósito com a recuperação.


4ª   SERVIÇO SOCIAL

Entrevista Social acompanhada de formulário com recolhimento de todos os dados necessários do candidato.


5ª   ESPIRITUALIDADE

O acolhimento espiritual recebe a pessoal humana fragilizada pelo mal acometido, conhecendo inicialmente sua compreensão das experiências místicas e seus desejos profundos de mudança na sua estrutura de vida.

4   PALESTRAS

1ª  Benefícios Governamentais, Documentação, Saúde, Família, Sociedade.

Nesta palestra aborda-se questões muito importante com objetivos claros que esclarecem aos candidatos sobre os requisitos para o futuro acolhimento.   Não vim buscar “coisas” externas, secundárias e sim o  valor essencial que é a própria recuperação – ESTOU AQUI PARA ME RECUPERAR – MUDAR – ABANDONAR DEFINITIVAMENTE AS SUBSTÂNCIA PSICOATIVAS LÍCITAS E ILÍCITAS.  Isso envolve uma consciência para um desejo profundo, de um enfrentamento direto e corajoso contra as drogas, contra os vícios, contra a dependência e a favor da mudança, para um novo modo de viver que exige uma reestruturação de vida, que exige mexer com meu interior, sarar as feridas.   Abandonar todo o engano que carrega quando coloca a frente da própria recuperação outros propósitos que são :  adquirir  documentação perdida, regularizar plano de benefício ( Bolsa Família etc ) e resolver problemas de saúde de alta complexidade.

Seu contato com a família deverá ser progressivo a partir do terceiro mês de caminhada e todo relacionamento social dentro de uma cadência planejada.   Ou seja,  observar os acordos estabelecidos que definem sua relação com todos os requisitos tema desta 1ª PALESTRA.


2ª  Mudanças Internas e Regras Globais

Nesta palestra será intensificado o valor do propósito do tratamento.  Uma  aceitação espontânea  para partilhar a vida em grupo e para um inventário pessoal moral,  que vai colidir com as próprias mazelas e hábitos disfuncionais.  Esclarecer sobre o sintomas da abstinência e para isso vai contar com uma equipe multidisciplinar para sua saúde mental e uma equipe de espiritualidade para uma experiência de FÉ e CRENÇA EM UM PODER SUPERIOR.


3ª Convivência , Trabalho e  Espiritualidade

Palestra que apresenta o Tripé básico da caminhada dentro da Fazenda.


4ª  Apresentação da Fazenda em vídeo

Apresentação da Fazenda através de vídeo Institucional.

PASSO II

1 MÊS

ADAPTAÇÃO e DECISÃO

 

O PASSO  II   ou  ADAPTAÇÃO e DECISÃO compreende a etapa onde o acolhido vivência sua experiência inicial na Fazenda.  Toma conhecimento de todas as tarefas do dia a dia através de uma agenda semanal de atividades acompanhadas de um processo terapêutico próprio para este módulo.

No final de um mês tanto o acolhido quanto a equipe técnica farão uma avaliação de todo o período para  definir o destino do acolhido:

  • O acolhido avalia que houve adaptação e solicita permanecer ;
  • O acolhido avalia que não houve adaptação e solicita se desligar;
  • A equipe técnica avalia que houve adaptação e formaliza a passagem para o PASSO III ;
  • A equipe técnica avalia que não houve adaptação e formaliza o seu desligamento do programa;

Em caso de desistência, encaminhamento ou desligamento, a ADMINISTRAÇÃO da CASA DE IRMÃOS providencia o transporte e retorno do acolhido com seus pertences de acordo com o regulamento assinado previamente.

Este é o PASSO  onde inicia seu compromisso com a assinatura do acordo com o programa de recuperação da CASA DE IRMÃOS,  desintoxicação, adaptação aos horários e regras,  iniciação as necessidades básicas de saúde, aos novos hábitos alimentares e higiene pessoal,  imersão em artesanato e nas tarefas diárias de manutenção da fazenda ( trabalho )  respeitando seu estado de saúde física e mental.

Neste módulo os únicos documentos que serão necessários são a RG e CPF para fins de acesso a rede de saúde pública.

O programa de 12 passos faz parte do processo terapêutico e neste módulo o acolhido faz a experiência nos três primeiros passos ( 1º PASSO, 2º PASSO e 3º PASSO ).

Inicia seu processo de Terapia em Grupo ( GRUPO DE ADAPTAÇÃO ) junto com os demais acolhidos desta etapa do programa.

Um recondicionamento de hábitos  é praticado nesta fase para que sua adaptação seja apoiada no cotidiano pelos monitores,  para sua evolução e consciência de grupo, entendendo que são princípios básicos para a boa convivência, atendendo as expectativas  de crescimento pessoal sempre respeitando seus limites e carências.  A tolerância é uma valor  utilizado por todo o grupo de trabalho neste modulo,  o acolhido é levado a compreender as  correções educativas aplicadas ao longo do tempo,  aplicada através do diálogo constante para que supere e se motive a lutar e mudar seu estilo de vida,  para um novo modo de viver.  Mente aberta para seus  limites e boa vontade para disciplinar-se, pois a recuperação está na reformulação de vida, dos hábitos e das escolhas equivocadas que o levaram a pedir ajuda para sua recuperação.

 

Resignificação de vida com orientação do Grupo Terapêutico e Grupo de Espiritualidade norteiam o potencial humano e místico de cada acolhido.  Suas descobertas e compreensão sobre valores místicos e existenciais são recebidos para que sua crença seja respeitada e apoiada.   Uma avaliação das faculdades mentais ( emocionais, intelectuais, existenciais ) formam   uma base para um programa de desenvolvimento pessoal pedagógico que o acompanhará ao longo dos demais módulos  que deve perpassar.

Assume o compromisso de participar da agenda espiritual para uma experiência segundo a orientação da Igreja Católica Apostólica Romana sem discriminação de credo, sexo, política, religião, etnia ou raça.   Uma orientação holística desenvolvida segundo os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola ( Espiritualidade Inaciana ).

PASSO III

5 MESES

RENOVO E REGENERAÇÃO

 

O PASSO  III ou RENOVO E REGENERAÇÃO libera o acolhido para todas as atividades de laborterapia, após entendimento diagnóstico sobre as condição física e quando sua saúde de forma geral esteja apta para total labor.  Limitações psicológicas serão consideradas como possibilidade de uma análise mais tolerante  percebendo a realidade de vida de cada um.  Contudo estabelecer os limites para manter total controle e coerência com os acordos vigentes.

O grupo com mesmo tempo de tratamento neste passo segue orientado por uma agenda de atividades exclusiva para esta etapa, que compreende a presença comprometida e responsável dos acolhidos com seu grupo terapêutico ( grupo terapêutico PIII ).  Se fazer presente nas reuniões semanais de acordo com tabela de atividades fixada em mural.

O programa promove exclusivamente os atendimentos terapêuticos individuais, uma ou duas vez por semana,  atendimentos em consultório com os profissionais da área de PSICOLOGIA e TERAPIA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA.  A ESPIRITUALIDADE  é orientada conforme o acolhimento de crença de cada um.  Lembrando que a comunidade terapêutica programa suas bases para  espiritualidade segundo  evangelismo cristão católico.

Oficinas Sócio Educativas são promovidas e apoiam o processo terapêutico.  Oficinas básicas contribuem na evolução regeneradora, são importantes para mensurar progressão e análises de resultados. São elas :  Gastronomia, Arte em geral, Alfabetização Digital, Condicionamento Físico/Aeróbico, Construção e Manutenção de Hortas (Permacultura) e Hortos.

Outras oficinas são aplicadas conforme voluntariado e possuem efeitos cognitivos saudáveis: Sociologia,  Filosofia, Cidadania, Judô , Engenharia do Ser (neurolinguistica), Psicopedagogia, Economia,  Administração e Reforço Escolar.

A Regeneração ou Renovo é centro do tratamento,  uma opção de vida.  Quando o acolhido compreende que as escolhas anteriores a chegada ao tratamento foram escolhas que o levaram as ruínas, as falências, “ao fundo do poço”.  O que ficou do conjunto das experiências de vida ?  Do entulho que sobrou daquilo que desmoronou, é exatamente com isso que a equipe de trabalho inicia seu desafio de transformar cada pretendente em um agente modificador do próprio destino (METANOIA).  O acolhido entra em confronto da personalidade criada a partir do vício (dependência), contra o seu desejo maior, melhor e determinado para um novo caminho, um recomeço, um saudável comportamento.  O processo vai acontecendo e a equipe vai observado as atitudes, os hábitos e postura.  Análise de progresso ou regresso, de sobriedade consciente ou sinais de recaída.  Atuando permanentemente contra todas as fases da abstinência.

A PSICOLOGIA, TERAPIA DA DEPENDENCIA QUÍMICA E  O PROGRAMA DE 12 PASSOS COM OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS , formam o tripé na proposta da saúde mental, destacando-se o seu direcionamento dentro de uma visão holística na consideração humana.  No tripé temos :

1- PSICOLOGIA trabalhando na abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental – TCC :

Um processo da PSICOLOGIA cujo objetivo é ajudar os acolhidos a superarem seus problemas emocionais.  Uma abordagem sistemática para combater a doença ou a condição irregular, disfuncional a que veio se cuidar.

2- REABILITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA – TRDQ :

Terapia em dependência química é uma método que em conjunto com a PSICOLOGIA, contribui para qualificar o tratamento em ações conjunta multidisciplinar.  Pensar, sentir e agir são observados no paciente para orientar sua experiência de recuperação.  O comportamento é analisado, técnicas são aplicadas para levar o acolhido aos seus melhores níveis de atividade mental saudável e  auto dominada.

3- OS 12 PASSOS E OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS INACIANO

O programa da CASA DE IRMÃOS identifica a relação entre o programa de 12 passos fundado por BILL Wilson, com os exercícios espirituais fundado por Inácio de Loyola.  O programa de 12 passos é praticado em quase todas as comunidades terapêuticas e demais clínicas  de recuperação no mundo.

A CASA DE IRMÃOS traz como proposta de recuperação seu princípio e fundamento na espiritualidade, imprescindível para uma consciência na identidade da pessoa acolhida e sua relação com o universo criado oferecendo sentido de vida.

As histórias de Bill e Inácio de fato têm muito em comum.  O mesmo acontece com os documentos básicos que refletem suas experiências. Depois de alguns anos de trabalho bem-sucedido com outros alcoólatras, Bill registrou por escrito os métodos que haviam permitido que ele e seus companheiros aplicassem “princípios espirituais” à recuperação do alcoolismo; entre várias outras possibilidades, o livro resultante ganhou o título Alcoholics Anounymous, publicado em 1939.  Da mesma forma Inácio, depois de alguns anos transmitindo suas percepções a seus amigos em oração, reuniu suas anotações e produziu um livro chamado Exercícios Espirituais.

É fundamental  para a “abordagem dos 12 Passos” e para os Exercícios Espirituais a noção de que o mais necessário a um ser humano que deseja passar do sofrimento ao contentamento é uma total conversão.

Algumas definições de conversão as descrevem como “experiência espirituais vitais” ou “uma mudança psicológica completa”.  Inácio, olhando mais para seus efeitos do que para sua essência, define conversão como uma libertação de “afeições desordenadas”.

Tanto Bill como Inácio acreditam que a conversão pode ser evocada, ou facilitada, por uma abordagem metódica e altamente estruturada (sistemática). Tanto os Exercícios como o Alcoholics Anounymous supõem que a conversão começa com uma profunda percepção da natureza imperfeita do humano.  Ambos passam em seguida para uma noção do poder curador de Deus.  Imbuída desse poder, a pessoa em recuperação, ou a pessoa que segue os Exercícios Espirituais, faz um “inventário moral profundo e corajoso”; este é compartilhado com outra pessoa.  Tanto Bill como Inácio perceberam, com o tempo, a importância de ter um orientador espiritual, ou “padrinho” na linguagem dos 12 Passos.

Em ambas as abordagens, a pessoa passa a levar uma vida que envolve “orações e meditações”, assim como esforços para melhorar o contato consciente com Deus iniciado ou renovado no momento da conversão.  A pessoa é estimulada a manter sua conversão viva por meio do serviço aos outros nos 12 Passos  e eleição ( em tudo amar e servir ) de um modo de vida nos Exercícios.

PASSO IV

4 MESES

AUTONOMIA

Ao chegar no PASSO  IV o exercitante da recuperação adquire uma consciência de liberdade com responsabilidade.  Inicia passos importantes para uma independência, mais livre para experimentar novos sentidos de vida e prazeres saudáveis.  Segue seu processo terapêutico individual e em grupo, se apresenta com boa vontade para apoiar a equipe de trabalho, assume compromissos individuais e sociais, inclusive com acesso ao curriculum escolar externo.    O trabalho de prevenção a recaídas é fortalecido para suportar os desafios de quem sai do ambiente protegido.   Na experiência externa cria vinculo com a rede de apoio que deverá seguir permanentemente ( grupo de apoio A.A / N.A,  grupo de espiritualidade entre outros ).

Estabelece junto a equipe terapêutica seus planos e metas (1) que terá seu avanço no PASSO V.   Planos e Metas para objetivar seu novo estilo de vida, reestruturada afim de seguir apoiado no seu processo de pós tratamento.   Todos os avanços deverão estar relacionado diretamente com suas respostas ao tratamento, seu comportamento indicando estar apto para seguir com a proposta de AUTONOMIA.  Indicativos de dificuldades e respostas negativas o coloca em retardo no processo de recuperação, sendo trabalhado com mais presença educativa e terapêutica.

Etapa para retirada de todos os documentos pendentes para acesso a aos seus diretos como cidadão.

PASSO V

2 MESES

AFIRMAÇÃO E CONEXÃO

Fortalece sua fase de autonomia através de sua caminhada individual, ou seja, com seus planos e metas definido com a E.T. .  Segue os degraus da sua AFIRMAÇÃO buscando admissão com emprego e renda, moradia,  evolução curricular externa com apoio da Comunidade Terapêutica.   CONEXÃO  no contexto social, cultural e familiar e permanente vivência junto as fontes de sobriedade.

Sentimento de pertencimento, em especial na família quando poderá fortalecer os vínculos antes rompidos, pois adquiriu confiança para visitar o familiar ou pessoa de sua afinidade.  O processo terapêutico acompanhou o representante do acolhido desde o PASSO III através de um trabalho baseado no programa AMOR EXIGENTE, que entre todas as experiências,  prepara o familiar para uma compreensão ampla sobre a doença que deve ser recebida e considerada, agora com conhecimento em como atuar na relação com o adicto.

É motivado a viver um voluntariado na Comunidade, participando e respondendo com gratidão e se colocando em partilhas para dividir e testemunhar sua trajetória de superação e renovo.

Uma caminha apadrinhada é exigida para obter apoio e orientações nas dificuldades e fragilidades.   Apadrinhamento no grupo de sobriedade e orientador espiritual na comunidade de sua crença.

A etapa de manutenção requer uma recuperação diária, um permanente princípio de vigilância e vitórias na cadência do conhecido “SÓ POR HOJE ESTOU LIMPO” .

PASSO ∞

PÓS TRATAMENTO

ESTAR  EM , COMO E COM  UNIDADE  E SENTIDO DE VIDA

COMO

Mensageiro aos Irmãos

EM

Prevenção a Recaídas

 EM

Construção de células de partilha

EM

Evolução CURRICULAR

 COM

Um  Padrinho

 COM 

Um Orientador ESPIRITUAL

COMO

 Exercitante

 COMO

Voluntário no Projeto

EM

COMUNIDADE

 EM

Pertencimento Social

 EM

Potência HUMANA

 EM

Potência MÍSTICA